A sustentabilidade como estratégia nos negócios da construção. Esse foi o tema central da segunda edição do Ecos – Encontro sobre Construção e Sustentabilidade, realizado no dia 18 de agosto, no Teatro SESI, em Goiânia (GO). Apoiadora e convidada especial do evento, a Pontal Engenharia apresentou projetos, ações e resultados do conceito de sustentabilidade aplicados pelo seu Sistema Integrado de Gestão (SIG), implantado e desenvolvido pela construtora goiana desde 2007.
O diretor presidente da Pontal Engenharia, Ricardo Mortari Faria, expôs que as ações e práticas são contínuas, interligadas, em constante aperfeiçoamento, e foram sistematizadas e organizadas na forma de projetos reconhecidos e premiados no Estado e nacionalmente que integram o SIG, como Construir qualidade de vida para quem constrói, Integrando Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho, Produção Mais Limpa e Sustentável, Construindo um Mundo Melhor e o novo Produção Mais Limpa e Sustentável com resíduo classe A zero. “Esse projeto é um novo modelo de gestão ambiental que está sendo adotado pela construtora como meta e que visa acabar com os resíduos no canteiro de obras”, disse.
Além disso, Ricardo enfatizou que todos os projetos seguem o conceito de sustentabilidade, por meio de ações que promovem o desenvolvimento sustentável nos processos construtivos e no produto final – os apartamentos construídos. O diretor da Pontal esclareceu ainda que as práticas são resultado da composição dos interesses e necessidades das partes envolvidas no processo construtivo – clientes, colaboradores e fornecedores, comunidade e poder público, meio ambiente e a própria empresa – e priorizam qualidade, saúde e segurança no trabalho, responsabilidade social e ao meio ambiente. “Adotamos o tripé sustentável que envolve o econômico, o social e o ambiental. A Pontal segue os preceitos das normas técnicas nacionais e internacionais que preconizam dizer o que faz, fazer o que diz e comprovar o que fez através de certificações. E essa forma de fazer é para nós o que fundamentalmente diferencia a prática da sustentabilidade de simples ações de mídia promocionais para ações e práticas que deveriam ser necessidade real de todos”, ressaltou. O resultado dessa postura é que a Pontal Engenharia é a primeira construtora no Brasil a receber cinco certificações reconhecidas pelo mercado para avaliação de qualidade e sustentabilidades, concedidas pelo ICQ Brasil (certificadora creditada pelo Inmetro).
Projetos do SIG e resultados
Construir qualidade de vida para quem constrói – Iniciado em 2003 e voltado para o bem-estar dos colaboradores e seus familiares além da saúde e segurança no trabalho. Vários resultados foram alcançados como fidelização dos funcionários, redução dos riscos de acidentes e absenteísmos, melhoria na produtividade, entre outros, que permitiram o envolvimento deles nos projetos da empresa. Essas práticas foram reconhecidas por meio das premiações: PSQT -2004 1º Lugar Estadual, – PSQT -2007 1º Lugar Estadual, – PSQT -2007 1º Lugar Regional, e ainda PSQT -2007 entre as 5 melhores práticas do país.
Integrando Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho – Iniciado em 2009 com foco em um ambiente de trabalho seguro e saudável e com prevenção a doenças laborais. O projeto resultou na diminuição das horas extras, 11 anos e aproximadamente dois milhões de horas sem acidentes, conscientização para educação postural, menor impacto previdenciário etc. Essas práticas foram reconhecidas através das premiações: PSQT -2010 1º Lugar Nacional, PSQT -2010 1º Lugar Estadual, e ainda receber a Medalha Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas – Grau de Comendador.
Produção Mais Limpa e Sustentável – Iniciado em 2003, e intensificado a partir de 2007, tem como objetivos fornecer modelo de gestão ambiental e de resíduos, além de otimizar e reduzir o consumo de recursos naturais. Conseguiu prolongar a vida útil do aterro sanitário de Goiânia, economia para os clientes nas contas de água, energia e condomínio, diminuição do impacto de vizinhança, promoção do desenvolvimento sustentável na construção civil etc. Essas práticas foram reconhecidas através das premiações: – Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente -2010 1º Lugar Estadual; – PSQT -2010 Inovação 1º Lugar Estadual; – e ainda PSQT -2010 estar entre as 5 melhores práticas do país.
Construindo um Mundo Melhor – Visa o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos nos aspectos sociais, ambientais e econômicos, por meio da melhoria da qualidade de vida, otimização e preservação dos recursos naturais em um ambiente de trabalho seguro e saudável, e que atende as normas NBR ISO 14001, NBR 16001e OHSAS 18001, sendo um aprimoramento de projetos anteriores que consolidou as práticas da Pontal Engenharia e permitiu reafirmar seus princípios. Essas práticas foram reconhecidas através das premiações: – Prêmio CBIC 2011 1º Lugar Nacional, entregue pela Exa. Presidente Dilma Roussef na 83 ENIC( Encontro Nacional da Industria da Construção) no dia 10 de agosto de 2011.
Produção Mais Limpa e Sustentável com Resíduo Zero – Iniciado em 2010, visa promover um novo modelo de desenvolvimento sustentável, com a meta de zerar o descarte do resíduo classe A de suas construções até 2012 pelo aproveitamento e reuso na própria obra, consolidação da melhoria contínua do SIG e aplicação do conceito de logística reversa na construção civil.
Certificações
A responsabilidade nos processos e a forma de gestão permitiram a Pontal Engenharia ser a primeira construtora do Brasil a conquistar cinco certificações em Qualidade (NBR ISO 9001, PBQP-H(nível A), Saúde e Segurança no Trabalho (OHSAS 18001), Responsabilidade Social (NBR 16001), e Gestão Ambiental( NBR ISO 14001) – reconhecidas pelo mercado para avaliação de qualidade e sustentabilidade que seguem padrões nacionais e internacionais. Os critérios para a certificação são rigorosos e reconhecem as práticas responsáveis de gestão da empresa quanto à qualidade, saúde e segurança no trabalho, responsabilidade social e ao meio ambiente nas diversas etapas e serviços que realiza nas edificações que constrói.
Encontro
Criado em 2010, o Encontro sobre Construção e Sustentabilidade (Ecos) é um fórum permanente de discussão das interferências socioambientais da construção, bem como das ações prevencionistas que visam garantir a sustentabilidade do negócio e a qualidade de vida da sociedade.