Nada melhor do que encontrar alguém especial para dividir a vida. Essa jornada a dois traz consigo uma coleção de imprevistos, surpresas e alegrias. Mas, tudo se torna mais amável e feliz quando partilhado com a pessoa amada. Um dos grandes marcos dessa nova aventura é a escolha do imóvel onde vão constituir família. Para ajudar os pombinhos a encontrar o apartamento ideal, preparamos uma lista de itens que devem ser considerados nesse processo. Confira!
Meu, seu e nosso
Uma das principais mudanças depois de um casamento ou união estável está relacionada com as finanças. Dividir a vida com alguém proporciona inúmeros benefícios de ordem romântica, porém, também traz outras despesas para o dia a dia. Para alguns casais, criar uma conta conjunta funciona bem. Entretanto, a maioria dos economistas recomendam que haja uma separação dos rendimentos de forma individual.
Embora existam essas premissas, o mais indicado é dialogar com o seu par e chegar em um consenso que seja confortável para ambos. Não tornar conversas sobre orçamento familiar um tabu é uma dica de ouro para qualquer casal. Falar de dinheiro de forma aberta contribui imensamente para o planejamento, item indispensável para quem quer adquirir a casa própria. Se você ainda não falou desses temas com o seu amor, reflita e avalie a possibilidade de colocar todas as cartas na mesa em relação a situação financeira e os planos futuros dos dois.
Do sonho para a realidade
Ser objetivo com o orçamento da família contribui para você e o seu amor consigam fazer um planejamento para comprar o lar dos sonhos e o apartamento ideal. Fazer o balanço dos ganhos e gastos mensais e guardar uma quantia para um fundo de emergência são medidas simples, mas que evitam desgastes e discussões do casal. Após concluírem juntos um teto limite de valor para adquirir um apartamento, chega a hora de delimitar outras questões.
Além do dinheiro, a localização, quantidade de quartos e vagas na garagem precisam alcançar um consenso. Famílias grandes, com mais de dois filhos, por exemplo, exigem um lar mais espaçoso e, consequentemente, com mais quartos. Famílias de até dois filhos conseguem conviver em harmonia nos apartamentos de 2 e 3 quartos. Mas, assim como a quantidade a ser paga no imóvel, esses detalhes também precisam ser conversados e analisados pelo casal.
Em resumo, o apartamento ideal vai ser aquele que você e o seu amor identificarem as características que consideram necessárias para sua nova família. Por isso, não poupem a sola do sapato e visitem decorados. Se quiser uma prévia do que pode ser o seu novo lar, a Pontal Engenharia oferece para você um tour virtual pelos nossos mais novos empreendimentos. Temos dois prontos para morar, o Pontal Premium Bueno e o Pontal Ecolife Bueno.
Gostou do blog desta semana? Conte para a gente! Conheça a Pontal Engenharia, nos acompanhe nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e não perca nenhuma novidade.