Reduzir os gastos passou a ser uma preocupação recorrente em diversas famílias após as crises causadas pela pandemia da Covid-19. Não é exagero, portanto, afirmar que 2020 transformou a relação com o planejamento orçamentário e a atenção com o dinheiro. Quem já possui o seu apartamento e pretende manter as finanças no azul pode aprender bastante com as nossas dicas sobre como diminuir os custos no seu dia a dia.
Como reduzir os gastos
Organizar a vida financeira acaba sendo um passo fundamental quando se tem propósitos materiais. Entretanto, o que pouco se fala, mas que impacta diretamente no bolso, são as despesas na manutenção de um apartamento. Quando falamos sobre isso, não pontuamos apenas aspectos estruturais, mas também, de economia doméstica. Se prepare para aprender a poupar dinheiro.
-
Energia
Não deixar os eletrodomésticos conectados na tomada durante o período de ócio contribui de maneira significativa na redução da conta de energia. Ademais, previne eventuais acidentes, superaquecimento e, inclusive, a queima dos equipamentos com as quedas e oscilações de energia. Em outras palavras, te poupa do acréscimo na fatura mensal e do desgaste de ter que comprar um outro eletrônico.
-
Água
Sabia que é possível reutilizar a água do último ciclo da máquina de lavar? Esse é um tipo de água cinza que pode servir para limpar o chão do apartamento ou regar as plantas. Essa é uma atitude sustentável e que ajuda a diminuir a fatura no final do mês. Para captar e armazenar, pode-se utilizar baldes ou tambores de plástico.
-
Compras do mês
Como falamos anteriormente, uma das formas de reduzir os gastos na manutenção do apartamento envolve princípios das finanças familiares. As compras do mês, inevitavelmente, comprometem parte do orçamento e não podem ser dispensadas. Para moderar a despesa é recomendável nunca ir às compras sem uma lista dos itens que são realmente necessários e fazer uma pesquisa de preço nos supermercados de sua preferência. Com essas dicas, a economia é certa!
-
Cuidado no dia a dia
Embora pareça óbvio, essa recomendação é essencial. Não são poucos os casos em que o descuido é responsável por danificar itens em um apartamento. Trinco forçado, porta batida com força ou líquidos derramados em móveis de MDF e sofás são apenas alguns exemplos de como a falta de atenção pode onerar o planejamento financeiro.
Gostou desse texto e ficou com vontade de se programar para comprar o seu novo apartamento? Precisa de ajuda para encontrar o projeto dos seus sonhos? Fale agora com a gente pelo WhatsApp e conheça os nossos produtos! Acompanhe a Pontal Engenharia nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e não perca nenhuma novidade.