Em tradução livre o termo em inglês pode ser compreendido como ‘lavagem verde’ e se refere à uma atividade que expressa falsa atividade de responsabilidade ambiental. Ou seja, uma tentativa de atrair o cliente através da preocupação com o meio ambiente e responsabilidade social.
Aparentemente não tem nada de mais, não é mesmo? Mas, a grande questão de quem se enquadra no termo é não aplicar de fato as ações. Se tornando apenas ações de fachada.
O que acontece com quem pratica greenwashing
As empresas que usam esse tipo de atividade para tentar atrair clientes têm sofrido consequências bastante negativas por parte dos próprios clientes, mas também econômicas.
Isto é, já que a grande tendência global é se preocupar cada vez mais com a natureza e a preservação, a reação a esse tipo de atividade é exatamente antagônica ao respeito e admiração por quem de fato pratica responsabilidade ambiental. Portanto, as empresas do greenwashing estão sendo ‘canceladas’ pelo público.
Mercado
Há pouco tempo a sustentabilidade e o conceito de empresa verde eram ideias inconcebíveis do ponto de vista econômico. Quando o lucro é o principal objetivo. Mas, depois da pandemia muita coisa mudou, inclusive a preocupação com os cuidados da natureza e responsabilidade social e ambiental.
O novo modelo ESG promoveu uma cultura econômica impressionante do ponto de vista de lucro e valorização. Assim, as empresas que optam por simplesmente não se adaptar e ainda se aproveitar de recursos indevidos para atrair clientes (ou tentar enganar) clientes sofrem primeiro com o cancelamento, depois com a desvalorização econômica.
Medo
E são exatamente esses os motivos que têm levado empresas a praticarem greenwashing. Em contrapartida, as empresas que têm ações que realmente fazem parte da categoria realizadora de atividades de responsabilidade social e ambiental acabam ficando com medo de sofrerem acusação de fazerem a lavagem verde.
Gostou do conteúdo? Se esse texto foi interessante para você, compartilhe nas suas redes sociais! Para mais, continue acompanhando o site da Pontal Engenharia. Estamos também no Facebook, Instagram, Youtube sempre falando sobre as novidades do mercado imobiliário e das práticas sustentáveis.