Desde que o mundo conheceu uma realidade pandêmica, muito tem mudado e até melhorado quando o assunto é saúde e qualidade de vida das pessoas. Uma das grandes melhorias e avanço para esse novo tempo é o foco na sustentabilidade.
Aparentemente, a economia e todo o mundo passou a dar mais valor à sustentabilidade e valores como nunca antes. Não é assunto novo, mas a relevância e força que está ganhando é motivo de destaque.
Como começou
Existem muitas teorias… de que a tendência começou depois da pandemia, que por conta do distanciamento social e a melhoria de ecossistemas pela ausência dos seres humanos e por aí vai.
A Forbes, uma revista com grande influência e repercussão global acredita que tudo começou antes mesmo da pandemia, com a geração Z pressionando em massa as empresas e startups a se voltarem para valores sociais e ecológicos.
Não que seja uma preocupação exclusiva da geração, mas foram eles que levaram a discussão a ‘um outro nível’ pela grande influência de consumo que vêm apresentando há certo tempo.
Notícias e modelos
São notícias sobre a nova tendência ESG e responsabilidade social para todo lado. De forbes à páginas governamentais estão tratando a sustentabilidade com grande foco. Isso representa tanto uma nova tendência de importância, como a influência econômica que pode ter.
Além disso, a preocupação com o prolongamento da vida se voltou (mais do que nunca) para o cerne da preocupação mundial!
Transparência e esforço real
Outra preocupação é o greenwashing. O termo se refere ao sentido de “maquiagem verde” traduzindo livremente. O que seria a tentativa de algumas empresas de parecerem ter iniciativa verde além do que realmente fazem. Com o público exigente e a percepção de verdade, as empresas que fazem isso têm sofrido.
A atitude afeta tão negativamente que já tem empresas com medo de divulgar seus esforços para não cair no limbo do greenwashing e acabam perdendo parte do mercado competitivo.
Pioneiros
Uma reportagem da Forbes ainda ressalta que as gerações interpretam a sustentabilidade de maneiras diferentes. Mas, como ficam as startups ou empresas que já trabalhavam com a sustentabilidade há muitos anos?
Claro, que quem já faz a muito tempo (como é o caso da Pontal Engenharia), aprendeu a lidar com diversas situações de maneira diferente. Mas, também mostra que quem conseguiu conquistar espaço de sustentabilidade desde antes do assunto já estar em pauta é uma empresa com visão “além de seu tempo”.
A Pontal é referência de qualidade, sustentabilidade e responsabilidade já que pelos seus 35 anos de atuação vem ganhando diversos prêmios e certificações que comprovam essa confiança e afirmam credibilidade e competência para receber tão posto de “referencial”.
Gostou do conteúdo? Se esse texto foi interessante para você, compartilhe nas suas redes sociais! Para mais, continue acompanhando o site da Pontal Engenharia. Estamos também no Facebook, Instagram, Youtube sempre falando sobre as novidades do mercado imobiliário e das práticas sustentáveis.