Quem está há algum tempo procurando uma forma de comprar um imóvel, certamente ouviu falar sobre consórcio imobiliário. Essa modalidade auxilia, de forma especial, as pessoas que não conseguem juntar dinheiro para a entrada, quitação ou aquisição do apartamento dos sonhos. Assim como outras prestações de serviços bancários, o consórcio possui vantagens e desvantagens, o que atenta para o fato de fazer uma densa pesquisa antes de tomar uma decisão.
Consórcio imobiliário
Em resumo, o consórcio habitacional serve não apenas para a compra de imóveis residenciais, comerciais, novos ou usados, mas também para quitação de financiamentos e construções e reformas. Sejam quais forem as suas necessidades, saiba que, via de regra, é preciso ter mais de 18 anos para fazer esse tipo de compromisso financeiro.
No Brasil, diversas agências bancárias e financeiras oferecem esse serviço, o que amplia as escolhas e pesquisa de mercado. Em primeiro lugar, antes de fazer cotações e simulações, é indispensável ter uma média de quanto será preciso alcançar no consórcio.
Se a procura pelo consórcio é para dar uma entrada de R$ 100 mil reais, por exemplo, é preciso ter em mente a possível necessidade de adaptar, para mais ou para menos, essa quantia. Isso porque, como se trata de uma mobilidade coletiva, o seu teto deve ser consoante com a de um grupo da mesma agência.
De modo geral, nos contratos de consórcio imobiliário se definem prazos e valores a serem cumpridos mensalmente. Geralmente, não são cobrados juros. No entanto, existe o sorteio e leilão em que surgem oportunidades de ofertar lances para receber a quantia inicial solicitada no consórcio. Na situação em que consegue arrematar o lance com a administradora, ainda deverá ser feito o pagamento das mensalidade até quitar o consórcio.
Vale a pena?
Ainda que os consórcios imobiliários não tenham juros, existem tarifas e taxas que incidem no valor pago todos os meses. No pagamento, uma parte vai para o fundo comum – que, de fato, alimenta o consórcio -, as demais vão para o fundo de reserva e/ou custeiam taxas administrativas e seguros.
Dentre as vantagens dessa modalidade, a correção do valor do crédito, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) se destaca. Pela atualização dos valores, o seu poder de compra continua ativo, mesmo quando o consórcio foi feito a longo prazo. Contudo, cabe ressaltar que ao ser contemplado nos sorteios, a liberação do crédito apenas ocorrerá quando a análise de crédito e de garantia forem aprovadas. Em outras palavras, usualmente, pessoas com restrições no nome, só poderão receber a quantia se regularizem sua situação.
Você tem interesse em comprar um imóvel, mas ainda não tem o dinheiro da entrada? O blog desta semana te mostrou o consórcio imobiliário como possibilidade? Conte para a gente!
Aproveite e saiba mais sobre a Pontal Engenharia. Postamos também com regularidade dicas e novidades nas nossas redes sociais, nos acompanhe pelo Facebook, Instagram e Youtube.