A Pontal Engenharia e o Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira, em parceria com a Escola Municipal Frei Demétrio Zanqueta, do Setor Pedro Ludovico, em Goiânia (GO), vão divulgar no dia 6 de junho, a partir das 8 horas, na sede do Jardim Botânico, na capital goiana, os vencedores da 3ª edição do Concurso de Redação sobre o Ato Internacional de Cooperação da Água. Para este ano, os organizadores pensaram como tema ‘A importância da água para a vida’.
Participaram estudantes dos ciclos 1 e 2, com idade entre 8 e 11 anos, do ensino fundamental da Escola Municipal Frei Demétrio Zanqueta. Os alunos inscritos elaboraram textos dissertativos sobre o tema do concurso, com no mínimo 15 e no máximo 20 linhas. Como critérios de avaliação, foram verificados adequação ao tema, qualidade da redação, originalidade e ineditismo.
Segundo o diretor executivo da Pontal Engenharia, Ivo Corrêa Faria, o concurso foi criado, em 2011, com a proposta de sensibilizar estudantes, professores, pais e comunidade sobre a importância de preservar os bens naturais do planeta. Por isso, a cada edição, um tema é escolhido pelos organizadores. “Neste ano, pensamos na preservação da água, despertando assim a conscientização de que é possível, com simples ações, utilizar de forma correta os recursos hídricos. É levar o público-alvo do concurso, que são os alunos, a pensar em medidas fáceis, que podem ser feitas diariamente, para evitar o desperdício e preservar nossos mananciais, gerando até economia para os lares”, reforça Ivo. O diretor da construtora goiana enfatiza ainda que, por meio dessa ação de cunho social, é possível despertar desde cedo a consciência ambiental nas crianças e torná-las multiplicadores de conhecimento.
Etapas
De todos os textos dos estudantes inscritos no concurso, as 30 melhores redações foram selecionadas por uma comissão julgadora definida pela direção da Escola Municipal Frei Demétrio Zanqueta. Estes textos também passaram por reavaliação de uma segunda comissão julgadora, que definiu as 10 melhores redações. Uma comissão formada por um representante da Pontal Engenharia, um do Jardim Botânico, um da Universidade Federal de Goiás e um jornalista ficou responsável por definir a redação campeã do concurso e elaborar a lista das colocações de 2º ao 10º lugar.
Premiação
Os autores dos 10 melhores textos serão premiados na 3ª edição do Concurso de Redação. O campeão levará para a casa um computador, enquanto o segundo colocado ganhará uma TV 21 polegadas e o terceiro, uma bicicleta. O estudante que ficar em quarto lugar vai ganhar um microsystem, os quinto e sexto lugares, um aparelho de DVD, os sétimo e oitavo, mochila, e o nono e décimo, MP3. Todos os premiados vão receber um certificado de homenagem emitido pela Pontal Engenharia e Jardim Botânico.
Edições anteriores
Em 2012, o tema do concurso foi ‘Rio + 20 – Sustentabilidade: o que é e como podemos praticá-la’. Participaram estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Itamar Martins Ferreira, do Setor Pedro Ludovico, em Goiânia (GO). Já em 2011, primeira edição do concurso, o tema foi ‘O que fazer para preservar o meio ambiente e construir um mundo melhor?’, com a participação de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Dom Abel, localizado no Setor Universitário, na capital goiana.
Ficha técnica
3ª edição do Concurso de Redação sobre o Ato Internacional de Cooperação da Água
Data: 6 de junho de 2013 (quinta-feira)
Horário: 8 horas
Local: Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira – Setor Pedro Ludovico – Goiânia (GO)Amália Hermano Teixeira